11 de julho de 2025

pt-br

Governo Federal pode assumir a gestão da Santa Casa de Cuiabá

Saúde 11/07/2025 06:13

A iniciativa do deputado federal ocorre em meio a um impasse entre o município e o Estado sobre o gerenciamento do hospital

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), o “Emanuelzinho”, apresentou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (10), um pedido formal para que o Governo Federal assuma a administração da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A iniciativa ocorre em meio a um impasse entre o município e o Estado sobre o gerenciamento do hospital.

O ministro Padilha recebeu o documento com atenção e sinalizou que irá avaliar cuidadosamente a sugestão, inclusive considerando a possibilidade de incluir a unidade no programa “Agora tem especialista”, que troca dívidas por oferta de atendimentos médicos. Segundo Padilha, “o pedido será analisado com carinho”, em uma tentativa de viabilizar apoio federal à instituição.

 

No documento, Emanuelzinho destaca que, desde que o Governo do Estado assumiu a administração da Santa Casa em 2019, os problemas financeiros persistem. Por isso, ele defendeu a necessidade de uma nova postura administrativa:

 

“Com todo respeito, a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá é nossa! Pertence ao povo cuiabano e mato-grossense e não vai ser a decisão unilateral de um governador insensível, desumano e desastroso na condução da saúde pública estadual que vai definir o caso dessa instituição.”

O deputado argumenta que somente com a intervenção federal a Santa Casa poderá ter a estabilidade orçamentária e administrativa necessária para atender à demanda da população da capital e do estado. A proposta será agora avaliada pelo Ministério da Saúde, que poderá apresentar uma resposta nas próximas semanas.


Plantão

(65) 98162-4000

Copyright  - A Voz do Estado  - Todos os direitos reservados