Os jovens Frederico Chanoft, de 14 anos, e Arthur Dias, 19, superaram jogadores mais experientes nas finais em Cuiabá, no Mato Grosso
A II Etapa Nacional de Parabadminton, disputada em Cuiabá (MT), que contou com apoio da CBBd (Confederação Brasileira de Badminton) e FMDb (Federação Mato-Grossense de Badminton), acabou nesta quinta-feira (28) e ficou marcada pelo protagonismo da nova geração em algumas das finais. Jovens atletas mostraram personalidade e desbancaram nomes experientes. Constantemente campeão da classe WH1 (cadeirantes) individual masculina, Marcelo Conceição foi superado por Arthur Dias, de 19 anos. Já na SL4 (andantes), o garoto Frederico Chanoft, de apenas 14, derrotou Breno Johann. Já o mais vitorioso do evento foi Vinícius Costa, com três medalhas de ouro.
Frederico Chanoft, 14 anos, vence favoritos da SL4
Um dos grandes destaques da Etapa de Cuiabá do Nacional de Parabadminton, Frederico Chanoft confirmou bom momento e venceu dois adversários de peso no caminho ao título da classe SL4 masculina. Depois de superar o experiente Eugênio Cleto na semifinal, ele manteve o ritmo na decisão e derrotou Breno Johann por 2 games a 0, parciais 22/20 e 21/14, se consolidando como uma das promessas da modalidade. O garoto alcançou a posição mais gloriosa do pódio como a primeira surpresa do dia.
“Foi uma final que achei que ia ser mais difícil, por ser bem mais novo que ele, por já ter perdido algumas vezes. E não esperava ganhar, mas a meta era pegar o ouro e estou muito feliz. Eu já tinha meio que desistido porque achei que ele ia levar o primeiro set e só joguei para me divertir. Aí o segundo, que eu já ia com força, não teve jeito depois que consegui vencer o primeiro. Consegui abrir gordurinha, fui ponto a ponto e deu para levar o jogo”, comemorou o jovem campeão.
Arthur Dias surpreende Marcelo Conceição
Outro jovem que chamou a atenção foi Arthur Dias, de 19 anos. Na final da classe WH1 masculina, ele virou o jogo contra o experiente Marcelo Conceição e venceu por 2 sets a 1, games de 12/21, 21/8 e 21/13. A vitória confirmou o talento do jovem da nova geração, que vem se consolidando entre os principais nomes da classe e isso ficou ainda mais evidente após superar um dos maiores campeões do Brasil, um dos considerados imbatíveis em competições nacionais.
“Tenho trabalhado durante quatro anos por esse momento. Sempre soube que ele era o melhor e que não perdia há sete anos. Eu queria agradecer, primeiramente a Deus, que fui jogar um campeonato internacional no Peru e passei mal, comecei a chorar no banheiro e ele me acolheu. Consegui e sabia tudo o que tinha que fazer. Eu sempre tive esse sonho de ser o melhor. Cheguei aqui perdendo para todo mundo e agora fui campeão”, afirmou Arthur Dias, que também saiu de Cuiabá com a prata nas duplas masculinas WH1-WH2.
Bruna Vasconcellos leva título em final equilibrada
Na chave feminina, Bruna Vasconcellos brilhou em uma das finais mais disputadas da II Etapa Nacional de Parabadminton. Na decisão da SU5 feminina, ela venceu Mikaela Almeida em três games (21/17, 15/21 e 21/13), mostrando consistência e poder de reação. “Foi um jogo muito difícil, bem desafiador. Em jogos contra a Mika, sempre tem que ter muita paciência no jogo. Tem sido partidas muito acirradas entre eu e ela, que é sempre muito bom para modalidade, pra nossa categoria”, disse a campeã.
“Foi um jogo muito bom. Eu consegui manter o controle durante o segundo game, que acabei perdendo, mas não perdi a cabeça para voltar no terceiro com a vitória. No último jogo que a gente jogou juntas, eu que ganhei. Então agora são dois jogos que eu ganhei contra ela, mas até o ano passado eu perdia. Então, só agora estamos começando com as vitórias”, concluiu Bruna Vasconcellos, atleta da classe SU5, que ficou com a medalha de prata nas duplas mistas das classes SL3-SU5 ao lado de Jonathan Cardoso.