Marca um marco para uma indústria que antes era marginal, à medida que expande seu poder em Washington.
Os legisladores nos EUA aprovaram a primeira grande legislação nacional sobre criptomoedas do país.
É um marco importante para um setor que antes era marginal, que tem feito lobby no Congresso sobre regulamentação há anos e investiu milhões na eleição do ano passado, apoiando candidatos que incluíam Donald Trump.
O projeto de lei estabelece um regime regulatório para as chamadas stablecoins, um tipo de criptomoeda apoiada por ativos considerados confiáveis, como o dólar.
Espera-se que Trump sancione a legislação na sexta-feira, depois que a Câmara aprovou o projeto na quinta-feira, juntando-se ao Senado, que havia aprovado a medida no mês passado.
Conhecido como Lei Genius, o projeto de lei é uma das três peças de legislação sobre criptomoedas que avançam em Washington e que são apoiadas por Trump.
O presidente outrora ridicularizou a criptomoeda como uma fraude, mas sua opinião mudou quando ele ganhou apoio do setor e se envolveu na indústria como empresário, com ligações a empresas como a World Liberty Financial.
Os defensores da legislação dizem que ela visa fornecer regras claras para uma indústria em crescimento, garantindo que os EUA acompanhem os avanços nos sistemas de pagamento. A indústria de criptomoedas tem pressionado por tais medidas na esperança de que isso possa estimular mais pessoas a usar moedas digitais e torná-las mais populares.
As disposições incluem a exigência de que as stablecoins, uma criptomoeda alternativa a moedas como o Bitcoin, sejam apoiadas um-para-um com dólares americanos ou outros ativos de baixo risco. As stablecoins são usadas por traders para transferir fundos entre diferentes tokens criptográficos.
O uso dessas moedas, que são vistas como menos voláteis, cresceu rapidamente nos últimos anos.
Os críticos argumentam que o projeto de lei introduzirá novos riscos no sistema financeiro, ao legitimar as stablecoins sem estabelecer proteções suficientes para os consumidores.
Por exemplo, eles disseram que isso aprofundaria a participação das empresas de tecnologia em atividades semelhantes às bancárias sem sujeitá-las a uma supervisão semelhante e deixaria os clientes esperando em um processo de falência complicado, caso uma empresa de stablecoin falhasse.
Eles também tentaram reunir oposição ao projeto de lei, argumentando que votar a favor equivalia a perdoar as atividades comerciais de Trump - incluindo a promoção de moedas criptográficas por sua família.
Mas, no entanto, atraiu apoio significativo dos democratas, cerca de metade dos quais apoiaram o projeto, bem como a maioria dos republicanos.
"Alguns membros podem acreditar que a aprovação deste projeto de lei, mesmo com falhas, é melhor do que o status quo. Acreditamos que esta é uma incompreensão fundamental dos riscos envolvidos com estes instrumentos", escreveu uma coligação de grupos de consumidores e de defesa numa carta ao Congresso nesta primavera.
Eles alertaram que a aprovação "permitiria a proliferação de ativos que os consumidores perceberão erroneamente como seguros".
Os analistas esperavam que o Congresso aprovasse todos os três projetos de lei no início desta semana, mas contratempos inesperados levaram a atrasos.
Os outros dois projetos de lei foram aprovados na Câmara e estão a caminho do Senado, onde os republicanos detêm uma pequena maioria. Esses projetos impediriam que o banco central dos EUA estabelecesse uma moeda digital e estabeleceriam uma estrutura regulatória para outras formas de criptomoedas.
O avanço ocorre quando Trump está trabalhando em uma ordem presidencial que poderia permitir que contas de aposentadoria fossem investidas em ativos privados, como criptomoedas, ouro e private equity.
O valor do Bitcoin atingiu um novo recorde esta semana, ultrapassando US$ 120.000 (89.000 libras).
Mas Terry Haines, da empresa de análise Pangaea Policy, com sede em Washington, disse que não esperava que os outros dois projetos de lei, que são mais significativos, fossem mais longe.
"Este é o fim das vitórias da criptomoeda por um bom tempo - e a única", escreveu ele. "Quando a parte fácil, stablecoin, leva ~4 a 5 anos e mal sobrevive a escândalos da indústria, não há muito a se orgulhar."