24 de abril de 2025

Freto inova e garante a segurança nas contratações de frete com monitoramento avançado

Curtinhas 11/04/2025 09:24

O setor de transportes enfrenta desafios constantes relacionados à segurança e à eficiência logística. Com um compromisso firme com a excelência, o Freto, que atua como transportadora digital para indústrias, alcançou o marco de efetividade de entrega de 99,97% em 2024. A empresa tem investido fortemente em tecnologia e processos para mitigar riscos e oferecer uma experiência superior aos seus clientes.

"Conseguimos um avanço significativo na nossa operação, cujo SLA (efetividade das entregas) em 2023 registrava 99,04%. Esse índice reflete o compromisso contínuo do Freto com a excelência na segurança e eficiência logística. Trabalhamos para encantar o cliente do nosso cliente. Em 2019, nascemos com a premissa de garantir a segurança das cargas, o que nos permitiu alcançar resultados excepcionais sem a necessidade de amplos investimentos inesperados. Se fôssemos começar a implementar essas práticas agora, precisaríamos de dezenas de milhões de reais para alcançar esses resultados. Isso se reflete na otimização de recursos e custos, trazendo benefícios tangíveis tanto para a companhia quanto para nossos clientes”, comenta Thomas Gautier, CEO do Freto.

O avanço é fruto de mudanças significativas na operação do Freto, incluindo a integração de novas tecnologias de monitoramento e uma revisão de processos internos. “Um exemplo disso é o processo de monitoramento de carga, que tem sido fundamental para garantir a segurança e a continuidade das entregas sem incidentes. Isso é resultado direto de uma estratégia robusta de segurança digital e de processos contínuos de aprimoramento, que buscam minimizar qualquer vulnerabilidade ao longo de toda a cadeia de transporte”, comenta Ricardo Morale, CTO e CPO do Freto.

A implementação de medidas de segurança eficazes contribui significativamente para a redução dos custos com o frete. Ao minimizar riscos como furtos, danos à carga e atrasos, as empresas conseguem otimizar suas operações logísticas, evitando despesas extras. Além disso, um transporte mais seguro reduz a probabilidade de sinistros e, consequentemente, os custos relacionados a seguros, aumentando a eficiência geral da operação e impactando diretamente no custo final do frete.

A companhia se dedica a cada viagem, assegurando que toda carga – em sua maioria composta por aço e minério, materiais alvos constantes de furtos – seja devidamente protegida. A efetividade da entrega é avaliada com base em três aspectos principais: ocorrências, que incluem eventos como atrasos ou danos menores; sinistros, que envolvem perdas ou avarias mais graves durante o transporte; e roubos, relacionados ao furto da carga.

Ao implementar soluções inovadoras, o Freto garante um monitoramento mais assertivo, marcando pontos críticos no trajeto e criando zonas de segurança virtuais para alertar sobre qualquer desvio ou problema com a carga. Isso garante um nível ainda mais elevado de segurança para os produtos transportados e reduz significativamente o risco de incidentes, como roubos e atrasos, assegurando a continuidade dos negócios.

“O Freto tem investido de forma contínua em tecnologia, segurança e eficiência. Com processos de monitoramento em constante evolução, integração de sistemas e um forte foco em inovação, estamos totalmente preparados para garantir entregas seguras e eficientes, atendendo às necessidades dos nossos clientes com excelência. A segurança das cargas, e a melhoria contínua dos processos são um dos pilares essenciais do nosso crescimento, permitindo-nos nos adaptar e evoluir conforme as exigências do setor”, finaliza Ricardo Morale.

Sobre o Freto 

Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é uma transportadora digital onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas das indústrias se encontram. Uma organização que nasceu 100% digital com tecnologia e 100% raiz, a partir do know-how sólido de um time que possui anos de experiência nas rodovias brasileiras, focado em combater as ineficiências do modelo tradicional. Operando como uma logtech, a empresa elimina a subcontratação de frotas, aumenta a base de caminhoneiros e assume com tecnologia todas as etapas do transporte. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras, que usam a frota de 217 mil veículos do Freto para distribuir seus produtos por todo Brasil. Os fretes podem ser aceitos em até 1 minuto, ganhando agilidade, fortalecendo frentes de atuação e reduzindo custos operacionais. Entre os principais pilares da empresa estão a excelência do serviço prestado, segurança nas operações e redução de custos e rentabilidade de cada cliente.

Desde sua fundação, em 2018, até o final de 2024, a empresa:

- Movimentou mais de 106 milhões de toneladas de cargas;

- Acumulou mais R$13 bilhões em fretes efetivamente contratados e R$ 2,7 milhões de cargas contratadas.

Aviso de Confidencialidade e Proteção de Dados

Este e-mail contém dados pessoais e informações confidenciais protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Seu compartilhamento com terceiros não autorizados é proibido. Caso seja constatada a violação do sigilo, o responsável poderá responder civil e criminalmente pelo vazamento.


Plantão

(65) 98162-4000

Copyright  - A Voz do Estado  - Todos os direitos reservados