19 de setembro de 2024 - 15:52

Agronegócio

06/08/2024 08:51

Expectativa para Soja Paraguaia em 2023/24 é de 9,95 Milhões de Toneladas

Volume é superior ao da safra anterior, apesar de não ser recorde histórico

 

A StoneX divulgou uma nova estimativa que prevê uma produção total de 9,95 milhões de toneladas de soja paraguaia para o ciclo 2023/24. Esse resultado, que supera o da safra anterior, considera ajustes na produção principal devido à seca que afetou o Chaco, mantendo a expectativa de 1,05 milhões de toneladas para a safrinha.

Para o ciclo 2024/25, a expectativa é de 10,55 milhões de toneladas de soja paraguaia, considerando safra e safrinha, desde que as condições climáticas sejam favoráveis, com índices pluviométricos e temperaturas adequadas ao desenvolvimento da cultura.

Na safra principal, o aumento da área plantada pode resultar em um novo recorde histórico de produção, se o clima colaborar. Na Região Oriental, espera-se uma recuperação da produtividade média em San Pedro, Amambay e Concepción. Na Região Ocidental, considerada a nova fronteira agrícola do Paraguai, a produção deve mais que dobrar, graças ao aumento da área plantada e aos maiores rendimentos por hectare.

Para a safrinha, espera-se uma maior área plantada nos principais departamentos produtores, Alto Paraná e Itapúa. Em Canindeyú e San Pedro, a expectativa é de um aumento exponencial na produtividade, recuperando as perdas significativas observadas no ciclo 2023/24. Canindeyú deve passar de 1,00 ton/ha para 1,90 ton/ha, enquanto San Pedro pode ver um aumento de 0,80 ton/ha para 1,60 ton/ha.

No que diz respeito à comercialização, aproximadamente 87% da soja já foi vendida, o nível mais baixo dos últimos anos. A queda nas vendas é atribuída aos preços mais pressionados em Chicago e ao bom desempenho produtivo do Brasil e da Argentina, que impactaram os "basis". Recentemente, o "basis" em Assunção passou a ser positivo, com prêmios de US$ 30 por tonelada, acelerando o ritmo de vendas e potencialmente equiparando os níveis de comercialização aos anos anteriores.

Para o próximo ciclo, a maioria dos insumos já foi vendida aos produtores, que aguardam o início de setembro para abrir oficialmente o calendário da nova safra.

Fonte: Portal do Agronegócio


Plantão

(65) 98162-4000

Copyright  - A Voz do Estado  - Todos os direitos reservados